MP ainda não recebeu queixa de fuga de informação do exame de português

por Jorge Almeida - RTP
Rafael Marchante - Reuters

Joana Marques Vidal afirmou que o Ministério Público ainda não recebeu nenhuma queixa relacionada com uma fuga de informação sobre a matéria do exame de português.

A Procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, afirmou hoje que "até ao final do dia de quarta-feira o Ministério Público não recebeu qualquer participação formal sobre uma alegada fuga de informação no exame de Português do 12.º ano.

Na quarta-feira, o Instituto de Avaliação Educativa remeteu para os "próximos dias" esclarecimentos sobre a possível fuga de informação relativo ao exame nacional de Português, e invoca o segredo de justiça para não avançar informações sobre o processo judicial.

Em causa está um ficheiro de áudio publicado na internet em que uma aluna divulgava a matéria que iria sair no exame de português do 12.º ano realizado na segunda-feira. 

A estudante teve acesso à informação através de uma amiga que tem explicações de uma alegada dirigente sindical, que lhe terá dito a matéria do exame.

O ficheiro de áudio circulou em várias redes sociais na internet desde sábado, dia 17 de junho. A Antena 1 teve acesso à gravação.

A queixa foi apresentada por um professor que teve conhecimento da gravação no passado sábado, tendo constatado que a matéria de exame coincidiu exatamente com a que foi divulgada.

O exame pode vir a ser anulado caso se comprove que houve uma fuga de informação.
Tópicos
pub