Obras na sala de consumo assistido do Porto chegam ao fim

por Lusa
A sala está pronta a funcionar António Cotrim-Lusa

As obras na sala de consumo assistido do Porto terminam esta quinta-feira, cerca de dois anos depois da aprovação do Programa de Consumo Vigiado, estando prevista a abertura daquela infraestrutura, instalada na "Viela dos Mortos", para "breve".

A sala de consumo ficará instalada na "Viela dos Mortos", na zona de Serralves, e deverá funcionar 10 horas por dia, sete dias em horário proposto pela entidade gestora e validado pela Comissão de Implementação, Acompanhamento e Avaliação.

Com capacidade para 10 postos individuais e separação física entre o espaço para o consumo fumado e injetado, a equipa de acompanhamento será composta por profissionais em permanência, tais como, dois enfermeiros, um técnico psicossocial e um educador de pares. A estes, somam-se, a tempo parcial, um psicólogo (sete horas por semana), uma assistente social (sete horas por semana) e um médico (quatro horas por semana).

O espaço irá funcionar por um período experimentar de um ano e contará com o apoio da câmara no montante global de 650 mil euros.

Caso a avaliação da fase experimental da sala de consumo seja favorável, seguir-se-á uma segunda fase, com duração de dois anos.

pub