Oeiras apresenta-se na Sagres como candidata à Capital Europeia da Cultura 2027

por Arlinda Brandão

Na apresentação oficial de "Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027", no Navio Escola Sagres, a Marinha Portuguesa apresentou o seu apoio e colaboração a esta candidatura. A Câmara Municipal de Oeiras prevê vários investimentos na Barra do Tejo, incluindo a valorização das Fortificações Marítimas, um património único no mundo.

Em 2027 este evento vai acontecer em simultâneo em Portugal e na Letónia, e por cá existe já cerca de uma dúzia de concelhos interessados. Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras , Viana do Castelo, Vila Real e Ponta Delgada são, para já, as cidades que manifestaram interesse numa candidatura, que terá que ser entregue até 12 de novembro.


A escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes nomeados por instituições europeias e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre janeiro e junho do próximo ano. Em 2023 será anunciada a vencedora.


Este sábado decorreu a apresentação oficial de Oeiras que pretende encabeçar uma candidatura com o apoio de vários concelhos da área Metropolitana de Lisboa e com um investimento de relevância nacional.

Uma candidatura a bordo do Navio Escola Sagres, que voltou a sentir o Tejo, num pequeno trajeto para regosijo de quem embarcou.
pub