"Operação Laços de Pólvora". PSP executa 38 mandados de busca nos Olivais

por RTP

Já terminou a operação especial de prevenção criminal que visava cumprir 16 mandados de busca domiciliária e 22 de busca não domiciliária na freguesia de Olivais. No âmbito destas buscas, a PSP deteve nove pessoas e apreendeu armas de fogo, alegadamente usadas em ocorrências na cidade.

A PSP realizou esta manhã uma operação, denominada "Laços de Pólvora", contra o tráfico de armas, na freguesia dos Olivais em Lisboa. Houve 16 mandados de busca domiciliária e 22 de não domiciliária, que se realizaram sobretudo em lojas e pequeno comércio do bairro e também em viaturas. Foram detidos nove suspeitos.

Em declarações à RTP, o comissário da PSP, André Teixeira, confirmou a detenção de nove suspeitos.

“Mantêm-se os nove detidos”, afirmou, esclarecendo que foram detidos “em flagrante delito por diversos crimes, nomeadamente por posse de arma ilegal, ocupação abusiva de residência” e ainda um dos detidos tinha “mandado de detenção para primeiro interrogatório judicial pelo crime de violência doméstica”.

Entre os detidos são seis homens e três mulheres.

Em causa, explicou o comissário, está o “apanhado de uma série de ocorrências com uso de armas de fogo”.

“Estamos a falar, essencialmente, de crimes com utilização de armas de fogo”, continuou, garantindo que “a operação decorreu sem incidentes”.

“Nesta operação de natureza preventiva e de grande envergadura em zonas urbanas com grande probabilidade de alguns dos residentes portarem ou terem na sua posse armas de fogo ou armas brancas”, a PSP tem empenhadas diversas valências da Polícia de Segurança, desde a investigação criminal, às equipas de Intervenção rápida, Núcleo de Armas e Explosivos e Unidade Especial de Polícia.

A operação, que começou pelas 7h00 da manhã, terminou pouco depois das 9h30.

A RTP confirmou que há pelo menos nove detidos nesta operação. Um dos suspeitos já tinha outro mandado por “crime de violência doméstica” e outros foram detidos pelo “crime de ocupação abusiva”. Quanto ao material apreendido, nas buscas domiciliárias e não-domiciliárias, encontram-se armas, munições, cartuchos, material contrafeito e ainda dinheiro “em numerário”.

Esta operação decorreu no âmbito de uma investigação às ocorrências com "armas de fogo" na cidade de Lisboa.

pub