Óscar Gaspar. Listas de espera das cirurgias dependem da vontade do Governo

Óscar Gaspar. Listas de espera das cirurgias dependem da vontade do Governo

Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), revela, em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios, que se o Governo quisesse podia acabar com a lista de espera das cirurgias.

Mário Aleixo - RTP /
Óscar Gaspar denuncia a falta de cooperação entre o Governo e os privados na área da saúde Antena 1

Se o Governo quisesse podia acabar com a lista de espera das cirurgias. A convicção é do presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Óscar Gaspar adianta que se o Governo quisesse podia fazer um pacto com os hospitais privados e as misericórdias para acabar com a lista de espera nas cirurgias. Considera que se isso não acontece, não é só por questões orçamentais, é porque também existe um preconceito ideológico.

Dívida do Estado

Atualmente, segundo Óscar Gaspar a divida do Estado aos privados ronda os 30 milhões de euros e continua sem ser paga.

Tabelas da ADSE aos privados

Relativamente às negociações com a ADSE, que levaram no ano passado os privados a ameaçar rasgar os acordos com o Estado, Óscar Gaspar admite que o atual ponto de situação "não é sustentável por muito mais tempo" porque o governo continua sem apresentar as tabelas da ADSE aos privados.

Quando questionado sobre a possibilidade dos privados suspenderem novamente os acordos com a ADSE, o presidente da APHP considera que a situação é "muito grave e muito urgente". Os acordos assinados com os grupos privados vigoraram até 31 de dezembro foram prorrogados até 31 de março mas ainda assim Óscar Gaspar considera que não é admissível que tenha passado um ano sem as "prometidas tabelas aparecerem e serem discutidas".

Preços podem baixar

Os privados estão contra um corte transversal nas tabelas mas Óscar Gaspar admite que há preços que podem baixar.

Hospitais privados a crescer

Os hospitais privados estão a crescer cerca de 5 por cento ao ano e este ano o volume de negócios deve atingir os 2 mil e 300 milhões de euros. Óscar Gaspar revelou ainda que os hospitais privados servem 4 milhões de portugueses por ano e, as consultas de especialidade, já representam mais de um terço do total de consultas efetuadas em todo o sistema. Os investimentos vão continuar e neste momento há cerca de 500 milhões de euros de investimento em curso.
à Antena1/Jornal de Negócios

Programa Conversa Capital, uma entrevista de Rosário Lira (Antena1) e Catarina Almeida Pereira (Jornal de Negócios) a Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, para ouvir na íntegra este domingo depois do noticiário das 13h00.
PUB