Pedidos de escusa. "Se correr bem foi a Proteção Civil. Se correr mal foram os bombeiros"

por Antena 1

Foto: Miguel Soares - RTP

Num período em que volta a haver risco de incêndios em Portugal, mais de uma centena de comandantes de Bombeiros apresentaram pedidos de escusa de responsabilidade.

Os bombeiros não querem assumir sozinhos a responsabilidade pelo que possa eventualmente correr mal no combate a um fogo, tal como aconteceu em Pedrógão Grande. Por isso, apresentaram à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil declarações de escusa de responsabilidade.

Um desses comandantes é Joaquim Leonardo, responsável pela corporação de Algueirão-Mem Martins, que não aceita que sejam os bombeiros a arcar com as culpas quando o desfecho é negativo.

Perante estes pedidos de escusa de responsabilidade por parte de comandantes, a Liga de Bombeiros quer ser recebida pelo Governo e pelo Presidente da República. Mas o presidente, António Nunes, garante que o socorro não está em causa.
A Liga dos Bombeiros denuncia que, tal como está a norma, no dispositivo de combate aos incêndios para este ano, os comandantes podem ser responsabilizados pelo que corre mal num fogo, tal como aconteceu em Pedrógão Grande.

A Liga mostra-se disponível para negociar o texto da diretiva com a Proteção Civil.
pub