Pescadores de Viana e Caminha protestam contra o preço dos combustíveis

por Lusa
Os pescadores de Viana e Caminha protestam contra o preço dos combustíveis D.R.

Os pescadores de Viana do Castelo e Caminha organizam esta quarta-feira uma “ação de denúncia” para exigir o mesmo tratamento para embarcações a gasolina, como o prestado aos barcos a gasóleo.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte, Nuno Teixeira, explicou que a ação, que vai decorrer a partir das 11h00, com uma concentração na Rua dos Mareantes, em Viana do Castelo, e pretende alertar para a situação “insuportável” da pequena pesca, “face ao aumento brutal do preço dos combustíveis”, disse em declarações à agência Lusa.

“O Orçamento de Estado para 2022 mantém a disparidade nos apoios a embarcações a gasóleo e gasolina. As embarcações a gasóleo têm um desconto direto no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos na compra do gasóleo. As embarcações a gasolina têm de pagar ao preço que qualquer português paga, e depois têm de se candidatar a um apoio para colmatar os custos dos combustíveis. Sabemos como são os apoios em Portugal, que tardam sempre em chegar”, afirmou Nuno Teixeira.

O protesto por “igualdade de tratamento” prevê, após a concentração, uma deslocação até à capitania do porto de pesca de Viana do Castelo.

pub