Pescadores voltam ao mar para pescar sardinha

por Antena 1

Nos últimos 15 anos o stock de sardinha diminuiu 80 por cento. Esta segunda-feira pode voltar a pescar-se sardinha.

A pesca esteve proibida desde janeiro e só esta segunda-feira os pescadores podem voltar ao mar.

Um prejuízo, queixam-se os homens do mar. Uma necessidade, explica a coordenadora do “stock” da sardinha do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que está nesta altura a realizar uma campanha de avaliação da sardinha ao largo da costa portuguesa.

“As possibilidades de pesca após 1 de agosto dependerão da análise dos dados científicos recolhidos pelas campanhas científicas de Portugal e Espanha realizadas nesta primavera", indicou o Ministério do Mar em resposta à Lusa.

Apesar de inicialmente o fim da proibição ter estado agendado para o dia 30 de abril, o ministério liderado por Ana Paula Vitorino optou por prolongá-lo, tendo em vista assegurar a recuperação e gestão do 'stock'.

Está afastado o cenário de pesca zero, defendido num parecer do ICES (Conselho Internacional para a Exploração do Mar) em outubro de 2017, e também o limite de 1.587 toneladas de possibilidades de pesca, anunciado em 2015.

O parecer científico ICES, divulgado em 20 de outubro do ano passado, concluiu que a pesca da sardinha deveria ser proibida este ano, em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do 'stock' na última década, que caiu de 106 mil toneladas em 2006 para 22 mil em 2016.

Já há dois anos, em 2016, o mesmo organismo científico recomendou uma paragem completa da pesca da sardinha em Portugal, durante um período mínimo de 15 anos, para que o 'stock' de sardinha regressasse a níveis considerados aceitáveis.

pub