PJ faz buscas na casa de Florêncio de Almeida

por RTP

A PJ está a realizar buscas na casa de Florêncio de Almeida, presidente da Antral, no âmbito do caso de João Rendeiro, antigo presidente do BPP.

Os inspetores da PJ estão também a realizar buscas na casa do filho de Florêncio de Almeida, que foi motorista de João Rendeiro durante vários anos. Estas buscas estão relacionadas com suspeitas de relação entre a família do presidente da Antral e a família de João Rendeiro na aquisição de imóveis.

Os inspetores têm um mandado de detenção dirigido à mulher de João Rendeiro, que também está envolvida neste processo.
A compra e venda de imóveis agora sob suspeita foi um tema alvo de várias reportagens do programa Sexta às 9, da RTP.

Os inspetores da Polícia Judiciária prosseguem as buscas nas casas de Florêncio de Almeida e do filho. Ambas as residências localizam-se na zona de Santos-o-Velho, em Lisboa. Os inspetores procuram documentação que possa servir de prova para o processo. O inquérito é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Algumas das suspeitas estão relacionadas com a possibilidade de crime de branqueamento de capitais. Florêncio de Almeida poderá ter atuado como "testa de ferro" do ex-presidente do Banco Privado Português. Também o filho, Florêncio Correia de Almeida, estará envolvido.

As buscas começaram às primeiras horas da manhã e incidem sobre uma "teia" de ligações imobiliárias entre as duas famílias.

Em 2015, João Rendeiro terá vendido uma propriedade em Campo de Ourique, uma casa que foi herança de família, a quase três vezes abaixo do preço de mercado. Mas, na verdade, Florêncio de Almeida pode não ter pago nada por esta casa.

Na escritura de compra e venda consta apenas que João Rendeiro “recebeu” 503.500 euros.

Três anos depois, mais concretamente a 11 setembro de 2018, o casal, Florêncio Almeida e Dolores Correia doaram parte desta casa ao filho, Florêncio Correia de Almeida.

Dias depois, a 19 de setembro de 2018, Florêncio Correia de Almeida vende a casa de Campo de Ourique à Turtle Quotidian por cinco vezes o valor a que o pai tinha comprado o mesmo imóvel a João Rendeiro. Em três anos, este negócio permitiu que a família Florêncio encaixasse 1 milhão 166 mil 470 euros.

Essa quantia terá servido para comprar uma propriedade no Alentejo, mas também para comprar um apartamento na Quinta Patino. A 18 de dezembro de 2020, o motorista cedeu o direito de usufruto do apartamento por 15 anos à mulher de João Rendeiro, mediante o pagamento de 200.976 euros. 
pub