Polícia Judiciária. Detido em Espanha cabecilha do "gang das Picaretas"

por RTP
DR

A Polícia Judiciária (PJ), em articulação com a Unidade de Cooperação Internacional (Unidade Nacional Europol) e com as Autoridades Espanholas, deteve na segunda-feira, em Salamanca, um cidadão português, autor de vários roubos e cabecilha do denominado "gang das Picaretas". O detido estava em fuga desde 2013.

O português foi localizado pela Polícia em Salamanca, “usando documentos de identificação falsos, tendo sido detido pelas autoridades espanholas no âmbito de um mandado de detenção europeu”, informa a PJ em comunicado.

O detido, de 41 anos, estava em fuga desde 2013, após ter sido colocado em liberdade por ter esgotado o prazo de prisão preventiva.

De acordo com o comunicado da PJ, o grupo de cinco indivíduos do qual era líder, conhecido por “gang das Picaretas”, protagonizou, entre 2006 e 2007, “pelo menos 14 assaltos a carrinhas de transporte de valores, nas zonas de Guimarães, Paredes, Felgueiras e Cabeceiras de Basto, utilizando, para além de armas de fogo de grande calibre, picaretas para partirem os vidros à prova de bala das carrinhas”.

O português, agora detido, foi condenado pelos crimes de associação criminosa, roubo agravado e detenção de arma ilegal, a penas de três e de 12 anos de prisão.

O cabecilha do “gang das Picaretas” vai ser presente ao Tribunal - Audiência Nacional, em Madrid, “tendo em vista a sua extradição para Portugal, para cumprimento de pena”.
Tópicos
pub