Polícias portuguesa e espanhola aprendem 745 quilos de cocaína em ananases

por RTP
Imagens dos ananases com cocaína PJ

A Polícia Judiciária e o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha apreenderam 745 quilos de cocaína dissimulada no interior de ananases transportados entre "um país da América Latina e a Península Ibérica". Nove homens de várias nacionalidades foram detidos.

Em comunicado, a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, da Polícia Judiciária, diz que a "Polícia Judiciária e o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha desarticularam uma organização transnacional criminosa dedicada ao tráfico de cocaína".

A operação conjunta - denominada Japy - resultou na apreensão, em Portugal e Espanha, de "aproximadamente 745 kg de cocaína" que estavam "dissimulados no interior de ananases transportados em contentores".

Para além da cocaína apreendida, foram detidas em Espanha "nove homens de várias nacionalidade" e apreendidos cerca de 400 mil euros em dinheiro. Foi igualmente "desmantelado um laboratório clandestino utilizado para a adulteração e corte da cocaína", lê-se no comunicado.

Nesta operação esteve igualmente envolvida a Autoridade Tributária e Aduaneira.

De acordo com a Polícia Judiciária, a investigação "prossegue em Portugal e Espanha com a colaboração das autoridades de outros países".
Tópicos
pub