Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Portões fechados. Ativistas em defesa do ambiente protestam no Liceu Camões

por RTP
O movimento Greve Climática Estudantil Lisboa mantém, desde a passada segunda-feira, um protesto que já levou à ocupação de seis escolas e universidades de Lisboa Manuel de Almeida - Lusa

A ocupação do Liceu Camões, em Lisboa, começou há uma semana, mas esta segunda-feira é o primeiro dia sem aulas. Há ativistas climáticos barricados no interior da escola, depois de terem encerrado a cadeado um par de portões. A direção espera retomar as atividades letivas, "com normalidade", na terça-feira.

“Os ativistas fecharam os dois portões do Liceu Camões encontrando-se estes do lado de dentro e do lado de fora da escola. O protesto está a decorrer de forma calma e ordeira”, confirmava ao início da manhã o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, citado pela agência Lusa.

Decorreu entretanto uma reunião entre representantes dos alunos em protesto e a direção da escola. Manifestando-se solidário com a causa da proteção do planeta, o diretor do Liceu Camões, João Jaime Pires, expressou a expectativa de que as aulas possam ser retomadas na terça-feira.

"O que nós pretendemos é que amanhã a escola abra com normalidade", afirmou o responsável.
O movimento Greve Climática Estudantil Lisboa mantém, desde a passada segunda-feira, um protesto que já levou à ocupação de seis escolas e universidades de Lisboa. A iniciativa tem por objetivo reclamar o fim dos combustíveis fósseis até 2030, a que se soma a exigência da demissão do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.Os ativistas instaram no fim de semana o ministro da Economia a visitar o movimento de ocupação no Liceu Camões e assistir a uma palestra.

Os protestos coincidem com a COP27 - Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que decorre na estância turística de Sharm el-Sheikh, no Egito, até à próxima sexta-feira.
Ministério vai contactar ativistas
O Ministério da Economia e do Mar adiantou entretanto que tenciona entrar em contacto com os ativistas climáticos para agendar uma reunião.

“O gabinete vai entrar em contacto com o movimento ainda hoje para se marcar reunião a realizar no Ministério”, indicou à Lusa fonte do Ministério.

O convite público dos ativistas surgiu depois de António Costa Silva ter dito estar solidário com os movimentos climáticos: “Em todo o meu percurso ao longo de 20 anos não só fui um defensor das energias renováveis, como agora no Governo estamos a potenciar a aplicação dessas energias e a desenvolver tudo para que a transição energética funcione”.

Questionado sobre o momento em que dezenas de manifestantes invadiram, no sábado, um edifício em Lisboa, durante um evento privado onde se encontrava, o ministro considerou a manifestação “absolutamente legítima”.

“Os jovens estavam a manifestar-se, não houve de facto possibilidade de encetar qualquer tipo de diálogo naquelas condições, mas estarei sempre pronto para dialogar com os jovens, explicar o que estamos a fazer, ouvir as suas opiniões e incorporá-las em tudo o que estamos a sistematizar em termos das políticas públicas. Sou um homem de diálogo”, sustentou.

c/ Lusa
pub