O Presidente da República condecorou hoje com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique o médico Joshua Ruah, que foi presidente da Comunidade Israelita de Lisboa.
PR condecora antigo presidente da Comunidade Israelita de Lisboa Joshua Ruah
De acordo com uma nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, a condecoração decorreu esta tarde, no Palácio de Belém.
A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores, de acordo com a página de Belém.
Joshua Ruah nasceu em 1940, em Lisboa, no auge da Segunda Guerra Mundial.
Filho do médico Moisés Ruah, cirurgião de renome no domínio da Urologia e neto do famoso fotógrafo Joshua Benoliel, ingressou em 1959 na Faculdade de Medicina e exerceu durante mais de cinquenta anos, como cirurgião e na direção e chefia de serviços hospitalares.
Presidiu à Comunidade Israelita de Lisboa durante 23 anos e, nessa qualidade, encontrou-se com personalidades como o papa João Paulo II e, por duas vezes, com Yasser Arafat.