"Precisamos de colocar a coesão territorial no centro da atividade política nacional"

por RTP

Helena Freitas, professora universitária na área da ecologia, refere que o país está cada vez mais vulnerável aos grandes incêndios devido às condições atmosféricas e climáticas que propiciam esses fenómenos.

A especialista lembra ainda a menor atividade associada aos territórios, como a agricultura e o pastoreio, que permitem a acumulação de matéria vegetal.

Em entrevista à RTP, Helena Freitas defende uma aposta mais séria na prevenção dos riscos de incêndio, ao nível nacional e regional.

Sugere ainda a criação de um Ministério da Coesão Territorial, uma questão "importante e urgente", uma vez que a "desigualdade que contamina todas as políticas" desde a educação, bem-estar à saúde, por exemplo.

"Precisamos de colocar a coesão territorial no centro da atividade política nacional", refere Helena Freitas, recorrendo ao exemplo de França, que já conta com esse Ministério específico no Governo.

A perita destaca ainda que a questão das assimetrias territoriais é cada vez mais "uma questão global" e salienta que os partidos políticos em Portugal não estão preparados para construir políticas para o Interior, uma vez que prevalece uma lógica "fragmentada" na resolução dos problemas.
pub