Produção de eletricidade renovável ultrapassou o consumo

por Antena 1

A produção de eletricidade renovável no mês de março ultrapassou o consumo de Portugal continental, o que é "inédito" e considerado um marco histórico, segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis e a associação ambientalista Zero.

Dados da REN -- Redes Energéticas Nacionais indicam que a eletricidade de origem renovável produzida em março foi de 4.812 Gigawtt hora (GWh), ultrapassando o consumo de Portugal Continental, que foi de 4.647 GWh.

Ainda assim, durante alguns períodos foi necessário recorrer às centrais térmicas fósseis e à importação de eletricidade, para completar o abastecimento das necessidades elétricas.

Esse facto foi contrabalançado por períodos de muito maior produção renovável foi o que explicou à Antena 1, Francisco Ferreira da ZERO.

Março foi o primeiro mês 100 por cento renovável em termos de energia.

O anterior máximo tinha-se verificado em fevereiro de 2014 com 99,2 por cento do consumo coberto pela produção de renováveis.

A produção total mensal das renováveis permitiu ainda evitar a emissão de quase dois milhões de toneladas de dióxido de carbono, para além do reflexo no preço.

O preço médio do mercado diário foi de 39 euros e 75 cêntimos por megawatt, um valor inferior ao de março de 2017 quando cada megawatt custou 43€ e 94 cêntimos.
pub