Produtos portugueses alvo de novas taxas dos EUA

por Antena 1

As novas taxas alfandegárias impostas pelos Estados Unidos também vão atingir produtos portugueses. Queijos, carne de porco, marisco e também lacticínios oriundos de Portugal vão ser sujeitos a uma tarifa adicional de 25%.

Donald Trump reclamou esta manhã vitória neste braço-de-ferro com a União Europeia. O presidente dos Estados Unidos congratula-se com a decisão da Organização Mundial do Comércio que autorizou a Casa Branca a impor taxas sobre produtos europeus, no valor de 7 mil milhões de euros.

Através da rede social Twitter, Trump escreve que o caso se arrastava há anos, e que a União Europeia tinha agido de forma incorreta, por ter atribuído subsídios considerados ilegais à construtora de aviões Airbus, subsídios que terão prejudicado a rival norte-americana, Boing.

A partir de 18 de Outubro, os produtos que chegarem à alfândega dos Estados Unidos vão ser penalizados. Entre eles, estão o whisky escocês, o azeite espanhol ou os vinhos franceses. Portugal também não escapa a esta punição.

As novas tarifas começam a ser aplicadas daqui a duas semanas.

A União Europeia está preparada para responder na mesma moeda às taxas alfandegárias impostas pelos Estados Unidos, garante o ministro francês das Finanças. Bruno Le Maire ameaça taxar as importações de produtos norte-americanos.
pub