Projeto Estratégico da RTP entregue ao Conselho Geral Independente

por Lusa
Nuno Patrício - RTP

O presidente do Conselho Geral Independente (CGI) disse hoje à Lusa que o Projeto Estratégico, elaborado pelos três membros escolhidos pelo órgão para a administração da RTP, liderado por Gonçalo Reis, foi entregue.

"Temos já uma primeira versão, o Projeto Estratégico dos três membros escolhidos terá chegado hoje", adiantou António Feijó, no final da audição do Conselho Geral Independente (CGI) na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

O Plano Estratégico é um documento que é concebido à luz das Linhas de Orientação Estratégica apresentadas pelo CGI.

Entretanto, o CGI aguarda que as "Finanças deem o parecer prévio vinculativo" para o administrador com o pelouro financeiro, para depois procederem à indigitação.

Da administração cessante, apenas Gonçalo Reis, presidente da RTP, foi reconduzido.

"Não vemos nenhuma razão para não reconduzir" Gonçalo Reis, disse hoje António Feijó, por várias vezes, na comissão parlamentar, referindo que o CGI chegou a considerar o concurso público para a nova administração da RTP, mas "a história do processo de nomeação do Conselho de Administração" da empresa "foi sempre de escolha, nunca outro molde".

Além disso, "se vamos reconduzir alguém", que isso seja assente no "mérito do trabalho" e esse "trabalho deve prosseguir", sublinhou o presidente do CGI.

Em 25 de janeiro, o CGI convidou Gonçalo Reis para apresentar um Plano Estratégico para a RTP para o triénio 2018-2020 e em 08 de fevereiro procedeu à designação de Hugo Graça Figueiredo para integrar o Conselho de Administração do grupo de media público.

Desde o início de fevereiro que o Ministério das Finanças tem a indicação do nome do terceiro membro da administração, neste caso uma mulher, que terá o pelouro financeiro, sobre a qual tem de dar um parecer, que é vinculativo.

O Conselho de Administração da RTP é composto por três membros, sendo um presidente e dois vogais, indigitados pelo CGI e, após audição na Assembleia da República, investidos nas suas funções pela assembleia-geral.

Cabe ao CGI indigitar os membros do Conselho de Administração da RTP, supervisionar e fiscalizar a ação deste órgão, bem como propor a destituição, entre outras competências.

pub