Proteção Civil alarga alerta especial vermelho a mais 11 distritos

por RTP
Em todo o país vão fazer-se sentir temperaturas extremas Filipe Farinha - Lusa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) decidiu estender o alerta vermelho - o mais acentuado - para os meios de combate a incêndios florestais aos distritos de Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Bragança. Faro e Beja estão sob este alerta desde quinta-feira.

Em alerta laranja estão os distritos de Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real.Até domingo poderão ocorrer trovoadas secas e ventos fortes que, a juntar aos baixos níveis de humidade e às elevadas temperaturas, aumentarão o risco de incêndios.

Em todo o país vão fazer-se sentir temperaturas extremas, com valores máximo acima dos 35 graus.

Na região sul e no Vale do Tejo poderão ser ultrapassados os 40 graus.

Os valores mínimos também vão continuar elevados em todo o território do país, mantendo-se acima dos 22 graus e podendo atingir os 30 em locais como o Algarve e o interior Centro.

A Proteção Civil recorda que não é permitida a realização de queimadas e fogueiras, o lançamento de foguetes e fumar ou fazer lume em espaços florestais e seus arredores.

João Ricardo de Vasconcelos, Filipa Dias Mendes, Carlos Pinota, Cristina Gomes - RTP

A ANPC recomenda ainda que sejam rigorosamente seguidos os conselhos da Direção-Geral da Saúde relativos aos cuidados a ter com as altas temperaturas: permanecer em ambientes frescos, manter as casas frescas e a beber muita água, evitando a ingestão de álcool.

Nos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas ou pessoas com mobilidade reduzida, os cuidados devem ser redobrados.
pub