Proteção Civil alerta para agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias

por RTP

A Proteção Civil alertou, este domingo, para o agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista precipitação e ventos, sobretudo no litoral centro e sul, que se pode estender a todo o território nacional.

Em comunicado, a Proteção civil alertou que se prevê "para os próximos dias precipitação, por vezes forte, sobretudo no litoral centro e sul, estendendo-se para a totalidade do território".

Segundo o documento, para segunda-feira esperam-se "aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, em especial no litoral oeste e Algarve, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir da tarde" e ainda "probabilidade de fenómenos extremos de vento".

Já na terça-feira, as previsões apontam para "aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento forte" e "descida da temperatura máxima".

"Face às previsões de precipitação forte e persistente nas regiões acima mencionadas", alerta ainda a Proteção Civil, poderão ocorrer "cheias e inundações nas áreas urbanas, com destaque para a área metropolitana de Lisboa e para a cidade de Setúbal".

Os mesmos dados indicam também que há "o risco da subida do nível das águas dos rios e ribeiras do Algarve, que poderão causar inundações nas zonas urbanas e mais impermeabilizadas".

Por isso, a Proteção Civil recomenda "especial atenção à eventual conjugação dos picos de precipitação com as horas previstas para a preia-mar".

Já a ANEPC pede cuidados acrescidos na condução, tendo em conta eventual formação de lençóis de água, bem como a possível queda de árvores.

A outro nível, pede o afastamento da linha de costa e cuidados com eventuais danos em estruturas montadas ou suspensas e atenção aos sistemas de drenagem de esgotos e águas pluviais.


pub