Proteção Civil regista oito feridos, INEM diz que alguns "inspiram cuidados"

por Lusa

Os estragos causados pelos ventos fortes que atingiram hoje os concelhos de Lagoa e Silves, no Algarve, provocaram oito feridos, informou hoje a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na sua página na Internet.

Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), os ventos causaram vários feridos, num número ainda por determinar, alguns dos quais "inspiram cuidados".

João Verde, adjunto de operações do Comando Nacional da Proteção Civil, afirmou que foi já "acionado um reforço de meios a partir dos distritos de Évora e Beja" para ajudar nas operações de socorro que estão a ser realizadas nas áreas atingidas. Encontra-se também a operar no local, segundo o responsável, "um helicóptero para fazer o reconhecimento da área afetada e foram acionadas as Comissões Municipais de Proteção Civil de Silves e Lagoa".

Automóveis danificados, postes elétricos, árvores e estruturas móveis arrancados ou telhados destruídos foram estragos já identificados pelas equipas de socorro que estão na zona afetada e que incluem operacionais da GNR, do INEM e dos bombeiros.

Em Lagoa, o mau tempo causou pelo menos cinco feridos sem gravidade, disse à Lusa o comandante da corporação local de bombeiros, Vítor Rio.

Na zona nova da cidade, a sul do concelho, o cenário visível é de veículos tombados na via, outros atirados contra paredes, vidros de janelas e grades de varandas partidos, assim como árvores e telhados arrancados, constatou a Lusa no local.

Um morador disse ainda à Lusa que os ventos fortes causaram um pequeno incêndio numa igreja em Carvoeiro e o corte de estradas devido ao derrube de postes de alta tensão entre Lagoa e Silves, o que gerou alguns acidentes de viação e muita confusão no trânsito.

Em Silves, os telhados do mercado e das piscinas municipais foram arrancados pela força do vento, acrescentou o morador, indicando que há várias montras de lojas partidas e esplanadas destruídas.

Fonte do comando de Faro da GNR adiantou que o fenómeno meteorológico, "do tipo tornado", provocou prejuízos de "valor elevado", existindo "telhados de várias residências arrancados, diversas quedas de árvores e carros arrastados pela via".

Também hoje de manhã, em Albufeira, o mau tempo causou inundações na via pública, alagando casas e lojas da cidade, mas a situação já está regularizada.

 

 

Tópicos
pub