Reclamações na saúde aumentaram quase 20% em 2017

por Antena 1

Foto: Google Maps/DR

A Entidade Reguladora da Saúde revela que as reclamações feitas pelos utentes dos serviços de saúde aumentaram quase 20 por cento no último ano.

Os números desta entidade, a que a Antena 1 teve acesso, mostram que os procedimentos administrativos e os tempos de espera são as principais queixas dos utentes. E que, apesar de haver queixas dos privados, são os utentes do SNS que apresentaram mais reclamações no ano passado.

O maior número de queixas, 2185, pertence ao Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, mais conhecido por Amadora-Sintra.

Já no sector privado o campeão das queixas é o Hospital da Luz, com 1149.

Em 2017, a ERS efetuou um total de 650 fiscalizações, com a maioria a terminar em arquivamento, das quais 162 juntavam uma proposta de abertura de processo de contraordenação.

Em nove dos processos foi também aplicada a medida cautelar de suspensão da atividade.
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