Resultado negativo para caso suspeito de coronavírus em Lisboa

por Carlos Santos Neves - RTP
Controlos sanitários numa estação ferroviária de Xianning, a norte da cidade chinesa de Wuhan, o epicentro do novo coronavírus Martin Pollard - Reuters

A Direção-Geral da Saúde anunciou esta manhã que foi negativo o resultado dos testes efetuados ao homem internado no sábado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, por suspeita de infeção com o novo coronavírus originário da China.

“A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foi negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas”, lê-se em comunicado publicado no portal da autoridade sanitária.

No sábado, a DGS adiantara que o doente, regressado da China, onde esteve em Wuhan, na província de Hubei, o epicentro da nova pneumonia viral, estava “sob observação no Hospital de Curry Cabral em Lisboa”. O Hospital Curry Cabral, na capital portuguesa, é a unidade de referência para casos suspeitos de infeção com o coronavírus.


“Já foi publicada no site da DGS uma orientação sobre o novo Coronavírus (2019-nCoV), com os procedimentos a adotar pelos profissionais em caso de suspeita ou confirmação de caso de infeção, tendo ainda sido produzidos materiais informativos -cartazes e folhetos - para divulgação nos aeroportos, portos e unidades de saúde”, adianta ainda a entidade liderada por Graça Freitas na nota deste domingo.
Ana Cardoso Fonseca, Carla Diogo, Rui Cardoso, Marcelo Sá Carvalho - RTP

A Direção-Geral indica que os materiais informativos “foram afixados no Aeroporto de Lisboa e divulgados através das autoridades de saúde regionais e parceiros da DGS noutros pontos de Portugal Continental, Madeira e Açores, além das plataformas de divulgação da DGS”.

“A DGS mantém-se atenta e a acompanhar a situação, em articulação permanente com instituições/organizações nacionais e internacionais para adoção de medidas a nível nacional e em consonância com as recomendações que forem sendo emitidas pela Organização Mundial da Saúde e pelo European Centre for Disease Prevention and Control(ECDC)”, lê-se no mesmo texto.

Reforço do apoio a cidadãos portugueses na China

O Governo adiantara na tarde de sábado estar a cooperar com outros países europeus no sentido do reforço do apoio a cidadãos nacionais retidos em Wuhan, a cidade chinesa onde foram detetados os primeiros casos do vírus 2019-nCov.Só na China, o coronavírus já causou a morte a 56 pessoas e infetou outras 1975 - 324 estão em estado grave.

 Ouvida pela agência Lusa, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas não excluiu retirar os portugueses daquela região.

“Estamos em contacto com os cidadãos e a cooperar com outros países europeus para procurar reforçar o apoio aos compatriotas portugueses retidos”, afirmou a fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
Vírus a ganhar força

O Ministério chinês da Saúde indicou este domingo que o vírus está cada vez mais forte e que o número de infeções deve continuar a aumentar.
Arlinda Brandão – Antena 1

As autoridades chinesas haviam já advertido que o país se encontrava no ponto “mais crítico” de prevenção e controlo do vírus. Pelo menos 13 cidades foram colocadas em quarentena.

Por outro lado, o jornal oficial chinês Diário do Povo noticiou este domingo que o cientista Xu Wenbo, do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, afirmou estar em desenvolvimento uma vacina contra o novo coronavírus, isto “depois de isolar com sucesso a primeira estripe do vírus”.

As autoridades chinesas estão nesta altura a alarga as medidas de prevenção contra a propagação do vírus, desde logo o encerramento do acesso à cidade de Shantou, no sudeste, e a suspensão dos serviços de autocarro interprovinciais em Pequim, Tianjin, Xian e na província de Shandong.

Xangai, no leste da China, confirmou no sábado a primeira morte devido ao novo coronavírus. Nesta cidade, foi anunciada a suspensão da linha de comboio que liga o centro ao bairro de Anting, na fronteira com a província de Jiangsu.

Para além da China continental, foram confirmadas três dezenas de casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Austrália e Canadá.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças classifica como baixa a possibilidade de transmissão secundária na União Europeia: “Desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção relacionadas com um eventual caso importado”.

c/ agências
pub