Revolução ecológica em Lousada

por Antena 1

Direitos Reservados

Em Lousada, estão no terreno mais de uma dezena de projetos de valorização, sustentabilidade e educação ambiental. Dos oito aos oitenta, no concelho, todos contam para a revolução ecológica que está em curso há quatro anos e que já teve reconhecimento internacional.

Os números são elucidativos, desde 2017 mais de 72 mil árvores foram plantadas, 47 hectares de solo degradado foram recuperados, aos aterros sanitários chegaram menos duas mil toneladas de lixo. 7500 voluntários participam ativamente nos projetos de plantio, remoção de plantas invasoras, limpeza dos cursos de água e criação de novos ecossistemas, num território onde a rede de saneamento está praticamente fechada.

A autarquia conta com uma equipa de 14 jovens, a maioria biólogos, para transformar a paisagem, mas sobretudo mudar mentalidades, a começar desde logo pelas escolas do concelho onde trabalham a tempo inteiro três educadores ambientais. A aposta é também académica; Lousada é a única câmara do país que tem uma revista científica dedicada ao ambiente.

A jornalista Isabel Cunha dá-nos a conhecer as melhores práticas ambientais promovidas neste concelho do Vale do Sousa.
pub