Risco acrescido de incêndios. "Vamos entrar numa terceira vaga de calor"

por RTP

Foto: José Sena Goulão - Lusa

Após a reunião desta quarta-feira com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, começou por agradecer o esforço do dispositivo de combate a incêndios. Sublinhou depois que o país vai "entrar numa terceira vaga de calor, a partir do dia 20, que se vai prolongar por setembro".

"Em setembro vamos ter, em regra, tempo mais quente do que os setembros anteriores, entre 50 a 60 por cento, e mais seco entre 40 a 50 por cento. Isto diz tudo dos riscos acrescidos que vamos ter ainda de enfrentar", enfatizou o governante em declarações aos jornalistas.

"Naturalmente que vamos ter que reunir de novo todas as forças e serviços no quadro da Proteção Civil. Foi aliás uma das decisões que tomámos. Têm estado a reunir regularmente, mas em núcleo que tem que ver com a decisão operacional, para fazer face aos incêndios. Mas vamos ter que olhar para todo este dispositivo que está preparado", prosseguiu o ministro da Administração Interna.

"A onda de calor mais crítica terá sido a de julho", afirmou o governante, ao ser questionado sobre a gravidade das previsões meteorológicas para as próximas semanas.

Quanto ao combate ao incêndio na Serra da Estrela, José Luís Carneiro quis frisar que todos os meios disponíveis têm estado no terreno. "Efetivamente, na Serra da Estrela, estão reunidas todas as variáveis de maior complexidade", acrescentou o ministro, apoiando-se em dados recolhidos junto do IPMA.
pub