Santos Populares. DGS reforça que não são permitidos grandes ajuntamentos

por Antena 1

Foto: José Sena Goulão - Lusa

A diretora-geral da Saúde reforçou esta tarde que não são permitidos eventos e atividades que reúnam mais de 10 pessoas, referindo-se às celebrações do dia de Santo António, que se assinala no sábado.

"O nosso apelo é para que passemos estes santos populares com a diversão possível, mas sem facilitar a transmissão do vírus", sublinhou Graça Freitas.

Na quinta-feira, a diretora-geral da Saúde afirmou que "as coisas podem fazer-se, mas com regras", quando questionada sobre a realização de arraiais. Depois esclareceu que "não estão permitidos arraiais", mas o uso de estabelecimentos comerciais dentro das regras já existentes.

Durante a conferência de imprensa diária sobre a pandemia de covid-19 de hoje, Graça Freitas voltou a falar sobre os arraiais que habitualmente se realizam em Lisboa nesta altura, referindo que estão previstas medidas de fiscalização, para controlar a concentração de pessoas nas ruas.

Graça Freitas adiantou que estão previstas restrições de horários e de venda de bebidas e que a ocupação das esplanadas deve respeitar as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), estando interdita a instalação de novo mobiliário urbano no espaço público.

"Neste período especial, pretende-se que as pessoas desfrutem do gradual processo de desconfinamento, desta nossa nova normalidade, mas que desfrutem em segurança", apelou.
pub