São já 42 casos confirmados de sarampo em Portugal

por RTP
Reuters

São já 42 os casos de pessoas infetadas com sarampo em Portugal, de um total de 117 casos suspeitos. Os últimos dados foram revelados esta segunda-feira pelo secretário de Estado da Saúde. Trinta e nove casos ainda estão a aguardar os resultados laboratoriais.

Dos 42 casos confirmados de sarampo, todos dizem respeito a adultos e existem 39 casos "a aguardar resultados", adiantou o secretário de Estado da Saúde esta segunda-feira.

Fernando Araújo revelou ainda que os 42 casos confirmados de sarampo ocorreram todos em adultos, ao passo que o número de casos suspeitos, um total de 117, abrange "apenas uma criança, de 12 meses", com "um prognóstico muito favorável. Não ficou internada".

O secretário de Estado indicou ainda que a maioria dos casos diz respeito "a adultos jovens", com idades entre os 20 e os 40 anos, a maior parte "profissionais de saúde", sendo que "mais de dois terços estavam vacinados".

Quanto aos casos confirmados, o último foi registado no domingo e está relacionado com uma utente de Pombal que contactou diretamente com um cidadão francês.
"É expectável que surjam mais casos"
O governante garantiu, no entanto, que o surto está controlado. Contudo, “é normal e expectável que surjam mais casos mas o surto neste momento está em fase de controle, de acordo com as características previsíveis”.

“Em termos de internamento, existem cinco doentes internados: três no Santo António, um no São João e um em Matosinhos, dos quais apenas um caso está confirmado”, disse o secretário de Estado da Saúde.

No Hospital de Braga não está referenciado qualquer caso, como foi avançado inicialmente.

A Direção-geral da Saúde apela à vacinação e aconselha a quem apresentar sintomas a contactar a linha de Saúde 24, em vez de ir ao Hospital.


 
Em março de 2017, a Organização Mundial da Saúde alertou para o agravamento da situação do sarampo em vários países da Europa.

A ocorrência de surtos de sarampo em alguns países europeus, devido à existência de comunidades não vacinadas, colocou Portugal em elevado risco.

De acorso com a DGS, não há razões para temer uma epidemia de grande magnitude, uma vez que a larga maioria das pessoas está protegida porque foi vacinada ou teve anteriormente a doença.

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, podendo evoluir gravemente. A vacinação é a principal medida de prevenção contra esta doença e é gratuita.

O Programa Nacional de Vacinação recomenda a vacinação com duas doses, aos 12 meses e aos 5 anos de idade.

Tópicos
pub