Seis incêndios combatidos por mais de 1500 bombeiros

por Jorge Almeida - RTP
EPA / Paulo Cunha

Ao início da noite, seis incêndios estavam a ser seguidos com “maior preocupação” pela Proteção Civil. As chamas continuam a lavrar com intensidade nos distritos de Aveiro, Santarém, Vila Real e Viseu.

O incêndio em Mação é o que continua a inspirar maior preocupação. O fogo já alastrou à zona de Belver, no concelho do Gavião, distrito de Portalegre. Cerca de mil operacionais estão no terreno com o apoio de 303 viaturas.

No Sardoal, no distrito de Santarém, o fogo continuava longe de estar controlado ao início da noite. O fogo chegou à aldeia de Lercas, no concelho de Abrantes, e dois bombeiros ficaram feridos com queimaduras de 1º e 2º graus.

Às 21h00, no distrito de Viseu, estavam a ser combatidos incêndios em Resende, por 147 operacionais apoiados por 40 veículos e em Castro Daire, foram destacados 121 efetivos com 34 viaturas.

Em Boticas, Vila Real, estão no terreno 87 operacionais e 20 viaturas, enquanto em Aveiro, na zona da Horta, as chamas estavam a ser combatidas por 104 operacionais com 27 veículos.

Foto: EPA / Paulo Cunha

Os incêndios levaram, no caso de Mação, ao corte da Estrada Nacional (EN) 244-3, entre Louriceira e Serra, EN244, entre Mação e Chão de Codes, a A23, nos dois sentidos entre os nós de Mouriscas e de Mação, e estava em avaliação o fecho de vias de acesso a Ortigas, por questões de segurança.

A autoestrada A1 já reabriu ao trânsito depois de ter estado cortada entre Albergaria-a-Velha e Aveiro Sul, desde o início da tarde.
Tópicos
pub