Sindicato dos Funcionários Judiciais alerta que reforma só é eficaz se houver mais pessoal e melhor informática

O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais, Fernando Jorge, alerta que a reforma judiciária só terá sucesso se houver um reforço do número de trabalhadores e se o sistema informático for melhorado.

Sandra Henriques /

Foto: John Adkisson/Reuters

“Perdemos dois mil funcionários nos últimos anos, temos 600 à espera da reforma e não entra ninguém. É evidente que esse efeito se faz sentir”, afirma Fernando Jorge à Antena 1.

O dirigente sindical refere ainda que o “sistema informático está obsoleto”. “É preciso renovar todo o parque informático dos tribunais, porque uma das grandes vantagens anunciadas deste sistema é a ligação em rede de todos os tribunais e a tramitação processual em rede. Se o sistema informático funcionar como aquele que temos nos tribunais, em que há dias em que os computadores nem sequer abrem, e há outros em que para imprimir um documento demora-se 20 a 30 minutos, não há reforma que funcione”, avisa.

A Antena 1 teve acesso às mudanças previstas no mapa judiciário, que devem ir ainda esta quinta-feira a Conselho de Ministros. Os tribunais de Carrazeda de Ansiães e de Castro Daire vão manter-se abertos afinal. A decisão foi tomada esta semana pelo Governo, que decidiu encerrar 20 tribunais, menos dois do que chegou a ser anunciado.

Consulte aqui o mapa dos tribunais que fecham com esta proposta do Governo.




PUB