Surto de legionella faz quinta vítima mortal

por RTP
António Cotrim - Lusa

De acordo com a Direção-geral da Saúde, trata-se de uma doente do sexo feminino, de 76 anos de idade, que esteve internada no hospital São Francisco Xavier.

No âmbito do surto relacionado com o hospital São Francisco Xavier, e até ao momento, registaram-se cinco óbitos.

A Direção-Geral da Saúde sublinha que as indicações epidemiológicas "apontam para um abrandamento e resolução do surto".

Num balanço feito às 12h30, o número de casos confirmados de doença dos legionários do surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 48, mais dois relativamente ao balanço anterior.

Seis doentes com `legionella` estão internados em Unidades de Cuidados Intensivos.

Há ainda 28 infetados (58% do total de infetados) que estão internados em enfermarias, enquanto 34 (71%) já tiveram alta clínica, adianta a DGS num comunicado publicado no seu `site`.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a maioria dos infetados (28) são mulheres e 34 têm idade igual ou superior a 70 anos, sendo que todos têm "história de doença crónica e/ou fatores de risco".

A legionella é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.
pub