Turquia. Resultados das eleições municipais com leituras contraditórias

por Antena 1

Foto: Tolga Bozoglu - EPA

Na Turquia, são cada vez mais contraditórias as leituras aos resultados das eleições municipais de ontem. Quer o partido no poder, quer o principal partido da oposição declararam vitória.

O AKP do presidente Tayyip Erdogan garantiu mais uma vez, esta segunda-feira, que foi o mais votado. Isto apesar do partido CHP, da oposição, revelar que obteve mais 25 mil votos do que o adversário.

O correspondente da Antena 1 na Turquia, José Pedro Tavares, salienta que o partido de Erdogan perdeu o controle da capital, Ancara, e que estas eleições mostraram que os turcos estão insatisfeitos.

Os resultados ainda são provisórios, mas, ao que tudo indica, o partido do presidente Tayyp Erdogan perdeu Istambul. Também a capital Ancara, foi conquistada pela oposição.

Os observadores internacionais, que acompanharam as eleições municipais deste domingo, confessam-se preocupados. Identificaram restrições à liberdade de expressão de cidadãos e jornalistas.

O porta-voz da missão de observadores da União Europeia disse esta manhã que é fundamental para a democracia, que a população possa expressar opinião, sem receio de represálias por parte do Governo. Considera que, nesta altura, não está instalado na Turquia o ambiente de liberdade e justiça, para eleições democráticas e genuínas, em linha com os valores e princípios da Europa.
pub