"Um momento difícil". PR homenageia vítimas de Entre-os-Rios

por RTP
José Coelho - Lusa

O Presidente da República evocou hoje, passados 20 anos, "a memória das 59 vítimas mortais da tragédia" da Ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva. Um "momento difícil", recorda Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem no sítio da Presidência da República.

"No dia em que passam 20 anos sobre a queda da ponte de Entre-os-Rios, o Presidente da República evoca a memória das 59 vítimas mortais da tragédia", lê-se na mensagem publicada no portal da Presidência na Internet.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda o dia 4 de março de 2001 como "um momento difícil que marcou a história recente de Portugal, respeitando a memória dos que partiram, mas também a coragem dos que ficaram".

"Duas décadas volvidas podemos, sem nunca esquecer o passado, reconhecer o futuro que a tragédia inspirou. Homenagear as vítimas de Entre-os-Rios é também saudar o seu legado, exemplo de solidariedade, perpetuado na obra que comunidade, famílias e amigos construíram em seu nome", lê-se também na mensagem do Presidente da República.

A Ponte que ligava Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, distrito do Porto, e Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, colapsou na noite de 4 de março de 2001. Um autocarro com 53 passageiros e três automóveis com seis pessoas caíram ao rio. Não houve sobreviventes.

Na altura, o então ministro do Equipamento, Jorge Coelho, demitiu-se de imediato, afirmando que "a culpa não pode morrer solteira".

Inquérito promovidos pelo Governo e pela Assembleia da República na altura atribuíram o colapso da ponte a uma "conjugação de fatores", entre os quais a extração de inertes a montante de Entre-os-Rios.

No plano judicial, nunca houve condenados.

C/ Lusa
Tópicos
pub