Arranca a primeira fase da vacinação contra a gripe

por Mário Aleixo - RTP
A vacina contra a gripe começa a ser administrada aos grupos de risco Reuters

A vacinação contra a gripe teve início esta segunda-feira.

Esta primeira fase contará com 350 mil doses de vacina, que se destinam aos profissionais de saúde que prestam serviços ao público, grávidas e idosos residentes em lares.

Para evitar saídas das residências e minimizar o risco, os idosos residentes em lares serão vacinados no próprio local por enfermeiros que se deslocarão às próprias instituições.

Depois desta primeira fase, a vacinação será alargada, a partir do dia 19 de outubro e vai incluir outros grupos de risco, nomeadamente as pessoas com mais de 65 anos e aqueles com doenças crónicas.

Este ano também têm acesso à vacina sem pagar as pessoas imunodeprimidas e os estudantes em estágios clínicos.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, revelou, dia 18 de setembro, durante a conferência de imprensa diária sobre o impacto da Covid-19 no país que este ano foram adquiridas mais de dois milhões de doses a duas empresas diferentes.

Uma das firmas antecipou a entrega da encomenda e forneceu 150 mil doses às administrações regionais de saúde, aos Açores e Madeira.

Imprescindível vacinar

"Queremos vacinar o mais depressa possível e estamos a fazer planeamento com as administrações regionais de saúde para, se for necessário, ampliar os pontos vacinação para outras estruturas da comunidade" além dos centros de saúde, afirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas quando anunciou a época da vacinação deste ano.

Graça Freitas apelou a todas as pessoas que tiverem indicação médica para que se vacinem, salientando que este ano, com a pandemia, é "ainda mais importante que o façam".

Havendo a Covid-19, "convém não ter outras infeções respiratórias que se possam confundir com Covid e que obriguem a fazer um diagnóstico para ver se as pessoas têm covid ou têm gripe", referiu.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas.
pub