Xylella Fastidiosa detetada em nove locais na Área Metropolitana do Porto

por Lusa

A bactéria `Xylella Fastidiosa` foi detetada em mais nove locais na Área Metropolitana do Porto, sobretudo em citrinos, tendo sido alargada a área demarcada, revelou hoje a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

"Em resultado da confirmação da presença da bactéria `Xylella Fastidiosa` em nove novos locais, nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Porto e Espinho, a DGAV [Direção-Geral de Alimentação e Veterinária] procedeu à atualização da zona demarcada da área metropolitana do Porto", apontou, em comunicado, a CAP.

Neste sentido, foram adotadas medidas fitossanitárias, como a destruição, após um tratamento "contra a população de potenciais insetos vetores", dos vegetais abrangidos.

Até ao momento foram identificadas 60 plantas infetadas de espécies como `acacia longifólia`, `citrus limon` e `citrus reticulata blanco`.

A identificação da subespécie da bactéria nas amostras retiradas dos citrinos ainda está em confirmação.

Em causa está uma bactéria transmitida pelo inseto `Philaenus spumarius` (vulgarmente conhecido como cigarrinha-da-espuma), que se alimenta do xilema das plantas e cujo ciclo se inicia na primavera.

A bactéria afeta um elevado número de espécies de plantas ornamentais e também espécies de culturas como a oliveira, a amendoeira, a videira ou a figueira.

Em 18 de janeiro de 2019, Portugal informou oficialmente a Comissão Europeia da presença da bactéria `Xylella fastidiosa` em plantas de lavanda no jardim de um `zoo` em Vila Nova de Gaia, no Porto, conforme disse à Lusa, na altura, uma fonte comunitária.

Tópicos
pub