25 de Abril. Ferro Rodrigues propõe reflexão sobre mandatos e incentivos no Parlamento

por RTP

Na sessão solene comemorativa do 44º aniversário da revolução de Abril, o presidente da Assembleia da República apelou à reflexão sobre o alargamento da limitação de mandatos de cargos políticos e à ponderação de "incentivos eficazes" à dedicação exclusiva dos deputados.

"O melhor da democracia ainda está para vir", disse Ferro Rodrigues no discurso perante a Assembleia da Republica, a que preside. As suas palavras abordaram diretamente a necessidade de refletir sobre a participação política.

O presidente do Parlamento pediu que fosse avaliada a possibilidade de limitar os mandatos e acumulações de cargos, bem como a introdução de "incentivos eficazes" para a dedicação "exclusiva" ao Parlamento. Ferro Rodrigues sugeriu que decisões desta natureza sejam tomadas apenas na próxima legislatura, já depois de 2019.

No discurso o presidente da Assembleia da República teceu também vários elogios a Marcelo Rebelo de Sousa e o contributo do chefe de Estado para o “clima de confiança” no país.

Ferro Rodrigues anunciou ainda a criação de um Centro Interpretativo, a inaugurar dentro de um ano. Uma "homenagem ao constitucionalismo e à democracia" que deverá estar pronta no ano em que a Revolução irá completar 45 anos.
pub