Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

25 de Abril. "Isto é mais um copo de água na tempestade e não uma tempestade num copo de água"

por Antena 1

Foto: Antena 1

Não chega sequer a ser uma tempestade num copo de água face à grandeza do acontecimento. É desta forma que o presidente da Assembleia da República comenta, em entrevista à Antena 1, a polémica que tem gerado a celebração do 25 de Abril em tempos de pandemia.

Ferro Rodrigues, em entrevista à Antena 1, admite que ficou surpreendido com a polémica em torno da cerimónia do 25 de abril na Assembleia da Republica e diz que houve uma instrumentalização por setores inorgânicos. Sublinha, aliás, que a cerimónia foi articulada com o Presidente da República e aprovada por 95 por cento dos deputados representados na conferência de líderes.

Ferro Rodrigues recusa a ideia de alterar este modelo institucional. É uma cerimónia que dá dignidade à celebração do 25 de Abril. Por isso, garante, enquanto for presidente da Assembleia da República este modelo não irá ser alterado.

Nesta entrevista à Antena 1, que pode ser ouvida na íntegra esta quarta-feira depois do noticiário das 10h00, o presidente da Assembleia da Republica sublinhou ainda a importância de o Parlamento estar a funcionar: "O não encerramento do Parlamento é aquilo que permite aos portugueses perceberem que o estado de emergência não é uma interrupção da democracia".

Sobre o futuro, Ferro Rodrigues recusa a ideia de uma nova austeridade: "Tem que se impedir que haja uma crise social grave porque isso é o caldo de cultura para o aparecimento de populismos e extremismos de direita". Ferro Rodrigues destaca ainda as boas relações entre as três principais figuras do Estado - PAR, PR e PM - há um trio que funciona bem.

Numa entrevista onde reconhece que tem medo, Ferro Rodrigues lembra que pertence a um grupo de duplo risco, quer pela idade, quer por ter sido submetido a duas intervenções cirúrgicas muito complicadas. "Não há heróis". Ainda assim, Ferro Rodrigues diz que está bem por isso não vê necessidade de fazer testes.

Oiça aqui a entrevista na íntegra.

pub