Buscas na Presidência do Conselho de Ministros. Costa diz que não sabia e "nem tinha" de saber

por RTP
Miguel A. Lopes - Lusa (foto de arquivo)

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que não tem informações sobre as buscas na Presidência do Conselho de Ministros, nem teria que ter, e garantiu que tomará as medidas disciplinares que forem necessárias.

"Não tenho nenhuma informação, nem tinha, não tenho, nem tenho que ter, sobre as buscas que estão em curso, a não ser aquilo que tenho visto na comunicação social", afirmou, durante o debate de política geral que decorre na Assembleia da República.

O primeiro-ministro respondia ao líder do Chega sobre as buscas realizadas pela Polícia Judiciária na Presidência do Conselho de Ministros e que se prendem com crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documento.

André Ventura questionou António Costa se "já tinha conhecimento eventual de algumas destas suspeitas" e se "o Governo vai tomar alguma medida cautelar disciplinar".

"Se houver alguma medida disciplinar tiver de ser tomada, tomarei", garantiu o primeiro-ministro.

A Polícia Judiciária desencadeou esta quinta-feira buscas na sede da Presidência do Conselho de Ministros. Em comunicado, o Departamento Central de Investigação e de Ação Penal (DCIAP) confirmou a realização de buscas em cinco diferentes locais.

Neste inquérito investiga-se a eventual prática de "crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documento", indica o DCIAP.

"Em causa estão factos relacionados com a adjudicação, através de ajuste direto, de contrato de prestação de serviços celebrado entre organismos da administração pública e sociedade comercial", acrescenta o comunicado.

c/ Lusa
pub