Carreiras dos professores. Governo altera diploma devolvido por Marcelo

por RTP
António Pedro Santos - Lusa

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um novo decreto-lei sobre a carreira docente que, segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, está "de acordo com a nota" de Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se do diploma sobre a progressão dos professores vetado na véspera pelo presidente da República.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira alterações ao diploma devolvido ontem por Marcelo Rebelo de Sousa à Assembleia da República, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo.

"O Conselho de Ministros reapreciou o decreto-lei que tinha aprovado, e que estabelece os termos de implementação dos mecanismos de aceleração e de progressão na carreira dos educadores de infância e dos professores do ensino básico e secundário, e aprovou o diploma com alterações", explicou Mariana Vieira da Silva.

Retocado, o diploma seguirá novamente para Belém, acrescentou.
O Presidente da República vetou na quarta-feira o decreto do Governo que estabelecia "os termos de implementação dos mecanismos de aceleração de progressão na carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário".

De acordo com uma nota divulgada no `site` da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu aspetos positivos ao diploma - "alguns dos quais resultantes de aceitação de sugestões da Presidência da República" -, mas justificou a devolução do texto sem promulgação de vido à "frustração da esperança dos professores ao encerrar definitivamente o processo", acrescentando que cria "uma disparidade de tratamento entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira".


c/ Lusa
pub