Conselho de Estado com Guterres à mesa defende multilateralismo

por Carlos Santos Neves - RTP
O órgão consultivo do Presidente da República reuniu-se esta segunda-feira em Belém com António Guterres como convidado Tiago Petinga - Lusa

Com o secretário-geral da ONU, António Guterres, como convidado, o Conselho de Estado reuniu-se esta segunda-feira, em Belém, para se debruçar sobre temas de política internacional. O órgão consultivo do Presidente da República fez a apologia de uma “abordagem multilateral” e do respeito pelo Direito Internacional.

O atual contexto internacional, concretamente em matéria de paz, segurança e Direitos Humanos, acarreta, segundo a nota que resume os trabalhos do Conselho de Estado, o “imperativo de uma maior união e cooperação internacional”. O Conselho de Estado “analisou a situação internacional e debateu os desafios e as perspetivas que se apresentam ao Mundo, à Europa e a Portugal”.


“A permanente defesa de uma abordagem multilateral e de respeito do Direito Internacional para os enormes desafios globais que surgem permanentemente, em particular nas questões da paz, da segurança e dos direitos humanos, bem como do desenvolvimento sustentável e do clima, realça o imperativo de uma maior união e cooperação internacional, de forma a criar condições de entendimento e diálogo que permitam ultrapassar os bloqueamentos que se colocam a nível mundial”, lê-se no texto distribuído aos jornalistas após a reunião da manhã desta segunda-feira.

Para esta sessão do órgão consultivo da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa convidou o secretário-geral das Nações Unidas. Coube a António Guterres fazer uma “exposição introdutória”, seguindo-se as intervenções dos conselheiros de Estado.
  
Esta foi a nona reunião do Conselho de Estado convocada pelo sucessor de Cavaco Silva. O Presidente da República tem vindo a ouvir o órgão de consulta a cada três meses.

António Guterres foi a quarta personalidade convidada a participar no Conselho de Estado. Por Belém passaram já o presidente da Comissão Europeia, o presidente do Banco Central Europeu e o presidente da Organização Mundial do Comércio.
Tópicos
pub