Covid-19: Costa alerta que "ou a União Europeia faz o que tem a fazer ou acabará"

por Antena 1

Foto: Fernando Veludo - Lusa

O primeiro-ministro advertiu hoje que a União Europeia corre o risco de acabar se não enfrentar corretamente os efeitos económicos e sociais da pandemia da Covid-19, sublinhando que "a prioridade das prioridades é salvar vidas".

"A União Europeia ou faz o que tem de fazer ou a União Europeia acabará. Quanto ao senhor ministro da Holanda se alguém se excedeu foi manifestamente o que ele disse. Eu acho que é preciso as pessoas não terem a menor sensibilidade do que é esta realidade dramática que estamos neste momento a enfrentar para perante os dramas que se vivem em Itália, em Espanha, em todos os nossos países, e que se vive também na Holanda, alguém perguntar que o que é preciso é ir saber por que é que a Itália e a Espanha não têm condições orçamentais para enfrentar estas situações"

"A razão pela qual a União Europeia flexibilizou o pacto de estabilidade é por uma razão muito simples", disse o PM português. "É que não há nenhum país da União Europeia que esteja preparado à partida para enfrentar situações com esta dimensão."
pub