Dados de ativistas. Aprovada audição parlamentar de Fernando Medina

por RTP
Paulo Novais - Lusa

O requerimento do CDS-PP para ouvir o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do caso da partilha de dados de ativistas com a embaixada russa, foi esta quarta-feira aprovado por unanimidade em sede de comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

No passado domingo, Fernando Medina afirmava que estaria concluída "nos próximos dias" a auditoria sobre as manifestações realizadas no município nos últimos anos.

O autarca socialista prometeu voltar a responder nesse momento às críticas de que tem sido alvo.

A auditoria foi anunciada por Medina na sequência de notícias segundo as quais a Câmara da capital fez chegar às autoridades russas nomes, moradas e contactos de três ativistas russos que organizaram em janeiro um protesto, diante da embaixada russa em Lisboa, pela libertação de Alexey Navalny, rosto da oposição a Vladimir Putin.

Este caso deu lugar a uma vaga de críticas e pedidos de esclarecimento, desde logo por parte de forças partidárias à esquerda e à direita do PS.

O embaixador da Rússia em Portugal veio assegurar que a embaixada eliminou os dados dos manifestantes que integraram o protesto contra o Governo de Putin, acrescentando que tais informações não foram transmitidas a Moscovo.
pub