Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

"É dramático para Portugal que PS não apresente alternativas ao país", diz Raúl Vaz

por Sandra Henriques

Foto: Lusa

O comentador de assuntos políticos da Antena1 Raúl Vaz considera que os resultados do barómetro da Universidade Católica para a Antena1, RTP, Jornal de Notícias e Diário de Notícias mostram que o PS não é encarado pelos eleitores como uma alternativa ao governo e não apresenta alternativas consistentes.

A sondagem mostra o PSD a subir nas intenções de voto e apresenta um PS que não está a conseguir aproveitar um eventual descontentamento dos portugueses com o governo. Raúl Vaz considera que esta situação acontece porque “o país ainda não acredita que haja alternativa a esta situação económica e política”.

“O memorando da ‘troika’ assusta os portugueses, há medo de mudar, e o PS, que deveria apresentar alternativas consistentes, aparentemente não o tem feito, em função da avaliação da opinião pública, e isso é dramático para o país”, analisa. “O discurso de Seguro não encontra eco na sociedade portuguesa”, acrescenta.

Quanto à avaliação que é feita das figuras políticas nesta sondagem, Raúl Vaz observa que “os portugueses esperavam que os seus responsáveis políticos tivessem uma resposta diferente”.

Esta “forma de fazer política uns com os outros e a esquecer a relação de confiança entre a sociedade e os seus dirigentes não está a ter eco” no eleitorado e cada vez mais se cria um fosso entre a política e os eleitores. “É tempo de os dirigentes políticos pensarem de uma forma clara nesta situação” e evitarem o “distanciamento dos políticos”, remata.

pub