Maioria dos partidos é favorável ao reconhecimento do estado da Palestina
Marta Temido diz que "em justiça fiscal deve haver combate à evasão"
A candidata do Partido Socialista defende a necessidade de uma política fiscal mais justa onde as grandes empresas e fortunas contribuam. "Nós (socialistas europeus) não estamos disponíveis para que o investimento em mais defesa, mais segurança, seja feito à custa de outras áreas que para nós são críticas e essenciais", afirmou.
"Temos de acelerar esta transição energética", defende PAN
Chega quer apoio à iniciativa privada, sobretudo às PME
Il. "Sem crescimento económico a economia é um jogo de soma nula"
Sebastião Bugalho quer "mais crescimento económico" em vez de "impostos europeus"
Candidata do BE diz que UE tem de investir em canais seguros e integração
Catarina Martins defendeu que a União Europeia tem de investir em canais seguros e políticas de integração. A antiga líder do Bloco de Esquerda recusou a ideia de que "há portas escancaradas, isso é mentira", afirmou.
O Pacto das Migrações "não é o que assinaríamos" assume Marta Temido
A cabeça de lista do PS, Marta Temido, assumiu que o novo Pacto europeu de Migrações e Asilo, apoiado pelo seu partido em Bruxelas, "não é o que assinaríamos".
Livre recusa o novo Pacto de Migração e Asilo que não reflete valores europeus
Francisco Paupério defendeu que "os Direitos Humanos são inatacáveis" e que "devemos imprimir os nossos valores nos nossos tratados".
"Chega quer um país de ódio" acusa João Oliveira
O candidato da CDU às eleições europeias acusa o Chega de querer construir um país de ódio "onde as pessoas olham umas para as outras desconfiadas e com medo".
IL quer uma "triagem mais eficaz" dos imigrantes
O Pacto das Migrações é uma "armadilha" diz candidato do Chega
O Pacto de Migrações inquieta o PAN por "uma questão de direitos humanos"
Francisco Paupério considera que "não podemos ir para além do direito internacional" no apoio à Ucrânia
O cabeça de lista do Livre explicou que a posição do seu partido é clara:"o povo ucraniano deve decidir quando e como acaba esta guerra, cabe-nos apoiar", cumprindo todas as regras do direito internacional.
PAN quer taxar "lucros" da indústria de Defesa para apoiar a "reconstrução" ambiental da Ucrânia
"Todos temos receio face à guerra" admite Marta Temido
A antiga ministra da Saúde, Marta Temido, considerou que atualmente não estão reunidas as condições para parar o conflito na Ucrânia através da via diplomática. "A questão é que as condições para essa paz têm de ser também aquelas que a Ucrânia entende que são aceitáveis", nomeadamente a integralidade do seu território, afirmou a candidata socialista às eleições europeias.
"A Ucrânia tem o direito a defender-se" defende Catarina Martins
A atual candidata do Bloco de Esquerda (BE) às eleições europeias defendeu que a "Ucrânia tem o direito a defender-se e que as tropas russas devem retirar-se do território ucraniano". Catarina Martins disse que "nós devemos apoiar a Ucrânia na sua autodeterminação e no seu direito ao seu território".
João Oliveira diz que "enviar mais armas para a Ucrânia não é apoiar"
O cabeça de lista da CDU às eleições europeias lamentou que o Governo português não esteja empenhado na solução de paz, nem na Ucrânia nem na Palestina, e defendeu que enviar mais armas para a Ucrânia não é apoiar. João Oliveira sublinhou a necessidade de chegar a um "acordo de paz" e acusou a União Europeia de não ter feito esforços nesse sentido. "Não vi a União Europeia insistir na paz", afirmou.
Incursão da Ucrânia na Rússia deve ser "meramente estratégica" pensa Bugalho
"Não é uma Ucrânia em estado de fraqueza que vai negociar a paz" defende Tânger Correia
"No dia em que a Ucrânia fizer a paz nos seus termos com a Rússia", esclarece o ex-embaixador.
Guerra. "Putin, se não perder na Ucrânia, não fica por ali", vaticina Cotrim de Figueiredo
"A deriva de Von der Leyen não começou agora" afirmou Francisco Paupério
O cabeça de lista do Livre às eleições europeias defendeu que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve voltar ao espaço democrático e à transição climática e que não se deve esquecer das promessas eleitorais que fez em 2019, nomeadamente no setor climático e no setor social.
Avanço da extrema-direita ameaça "direitos humanos" afirma PAN
João Oliveira defende que "aprofundar a democracia combate a extrema-direita"
O cabeça de lista da CDU às eleições europeias defendeu que o caminho para combater a ascensão da extrema-direita faz-se através dando a confiança à população de que a sua vida pode ser diferente. "É garantindo o respeito pelos poderes políticos, mas garantindo emprego, salários condignos, direito à habitação, à educação, à saúde", afirmou.
Catarina Martins acusa Von der Leyen de negociar com extrema-direita e desconsiderar direitos das mulheres e Direitos Humanos
A candidata do Bloco de Esquerda às eleições europeias acusa a presidente da Comissão Europeia de negociar a sua recondução para mais um mandato com a extrema-direita. Catarina Martins diz que von der Leyen "diz que tem três linhas vermelhas", mas que não as cumpre e que "nessas linhas vermelhas nunca consta nem a liberdade das mulheres nem os Direitos Humanos" .
Liberais "não apoiarão Ursula von der Leyen" em caso de aliança com reformistas e conservadores
Marta Temido acredita que Ursula von der Leyen pode abrir as portas da UE à extrema-direita
A cabeça de lista do Partido Socialista às eleições europeias está convencida de que a atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pode abrir as portas da governação da União Europeia à extrema-direita se for reconduzida para mais um mandato.
Cotrim de Figueiredo ataca Catarina Martins
Entendimentos à direita no PPE. "Isso é discutir o sexo dos anjos" diz Tânger Correia
Sebastião Bugalho sobre AD e PPE. "Temos linhas vermelhas das quais não abdicamos"
"Sair do binómio défice e dívida". Pedro Fidalgo Marques defende foco no investimento
O candidato do PAN, Pedro Fidalgo Marques, defendeu que "temos de sair do binómio défice e dívida" e olhar para o orçamento numa "ótica de investimento" que, no seu entender, vai gerar mais economia. "Se se focar no investimento gera-se emprego", afirmou.
Francisco Paupério diz que as regras orçamentais não permitem investimento público e transição verde
O candidato do partido Livre às eleições europeias disse as regras orçamentais que foram aprovadas "não permitem um investimento público para combater não só questões de saúde e habitação, mas também para incentivar a transição verde". Para Francisco Paupério, os países do sul da Europa que tem défice excessivo e dívida acima dos 60% vão "estar sempre dependentes da aprovação da UE para investir no tipo de indústria que querem" e ter menor capacidade de atrair investimento.
"Não podemos continuar reféns dos juros" defende candidato do PAN
"Insistir no fim da independência do BCE é deixar a inflação à solta" afirma Cotrim de Figueiredo
"Na Europa, PS e PSD estão junto", acusa Tânger Correia
Bugalho diz que esquerda apoiou o tratado orçamental
Catarina Martins diz que as regras orçamentais são "más" e "um retrocesso"
A cabeça de lista do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu que as regras orçamentais da União Europeia representam um retrocesso e "uma imposição contra a capacidade de investimento". A líder bloquista disse que cada vez que a União Europeia teve uma crise conseguiu superá-la porque quebrou as regras. "Se tivéssemos regras boas não tínhamos que viver sempre em excecionalidade", defendeu.
Cotrim de Figueiredo. "O PRR tem em anexo 352 metas a atingir"
"Não há países que possam viver sem regras", diz Cotrim de Figueiredo
João Oliveira diz que regras orçamentais não servem a Portugal
O cabeça de lista da CDU, João Oliveira, disse "para um país como Portugal que precisa de fazer um investimento decisivo nos serviços públicos, no investimento para a habitação, na valorização das carreiras profissionais" as regras orçamentais da União Europeia "são um espartilho". "Não nos servem", afirmou João Oliveira.
João Oliveira diz que a flexibilidade do Orçamento era uma promessa que não foi concretizada
O candidato da CDU às eleições europeias disse que o orçamento que foi aprovado no Parlamento Europeu "é exatamente o contrário" do que estava previsto, "não apenas porque há muito menos flexibilidade" mas também porque aos critérios do défice e da dívida, acresceram os critérios da despesa. "O que foi aprovado põe em causa a contratação" pública, afirmou João Oliveira.
Tânger Correia. "É na execução orçamental que a porca torce o rabo"
PPE. Eurodeputados portugueses "estiveram sempre ao lado dos portugueses" diz Bugalho
Marta Temido diz que novas regras orçamentais da UE "representam um avanço"
A cabeça de lista do PS às eleições europeias, Marta Temido, afirmou que as novas regras orçamentais da União Europeia conferem maior flexibilidade e "são mais amigas do investimento".