Europeias. Pedro Nuno Santos defende trabalho do PS

por Antena 1

Foto de António Cotrim-Lusa

O socialista Pedro Nuno Santos lembrou que os socialistas devem orgulhar-se dos feitos do partido.

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e apontado como potencial candidato à sucessão de António Costa na liderança do PS, falava no parque de exposições de Aveiro, num discurso em que fez uma espécie de autocrítica do seu partido em governos passados (António Guterres e José Sócrates) por também se ter aproximado do centro direita, designadamente prosseguindo políticas de privatizações, como testemunhou o jornalista Nuno Amaral.

O dirigente do PS defendeu que os socialistas devem assumir também na Europa uma dialética de "tensão permanente" face aos liberais, considerando que a indiferenciação destas correntes contribuiu para o crescimento da extrema-direita.

Numa intervenção considerada "fora da caixa" face a perspetivas federalistas muito comuns no PS, Pedro Nuno Santos salientou, em contrapartida, a necessidade de respeito pelas "democracias nacionais".

Por outro lado, passou uma mensagem de afastamento em relação aos tradicionais acordos de partilha de lugares de responsabilidade entre socialistas e conservadores nas principais instituições europeias.
pub