Eutanásia. PS acusa PSD de "pirueta política"

por RTP

Em reação ao anúncio do PSD em defesa de um referendo sobre a despenalização da eutanásia, Eurico Brilhante Dias, do PS, considera que se trata de uma atitude "seguidista" em relação à extrema-direita.

O líder parlamentar socialista destaca que o projeto de lei da Eutanásia resultou de um processo "maduro" e diz que os social-democratas estão a protagonizar uma "pirueta política".

"Hoje, uma vez mais, [o PSD] resolveu alterar a posição do PPD/PSD, numa atitude seguidista face ao partido de extrema-direita que tem assento neste parlamento", declarou.

Eurico Brilhante Dias lembrou que o projeto de lei para a despenalização da morte medicamente assistida foi votado a 9 de julho, no mesmo dia em que foi também votado um projeto de resolução do Chega a pedir um referendo.

"Esse projeto de resolução [do Chega] foi chumbado com votos do PS, mas não só. Aliás, foi chumbado também com votos de deputados do PPD/PSD", observou.

Em relação à proposta do PSD de referendo sobre eutanásia, pela parte do PS, espera-se que a esmagadora maioria dos deputados socialistas vote contra, embora Eurico Brilhante Dias refira que a sua bancada "tem por norma liberdade de voto".

Eurico Brilhante Dias considera ainda que a intervenção de Luís Montenegro, que hoje veio defender o referendo à Eutanásia, é uma "autêntica desautorização do seu grupo parlamentar".
pub