Ex-ministra da Saúde diz que carta aberta pede uma clarificação sobre o atual estado do SNS

por Antena 1

Foto: António Antunes - RTP

Dezenas de personalidades das áreas da Saúde, Política e Cultura assinaram uma carta aberta dirigida ao secretário-geral do Partido socialista, pedindo uma maior clareza na distinção entre os setor público e privado, criticando também a manutenção das parcerias público-privadas.

Ana Jorge, antiga ministra da Saúde é uma das signatárias e esta manhã explicou à Antena 1 o que se pretende esta carta aberta.

Para a antiga ministra o que se pretende não é acabar de vez com as Parcerias Público Privadas, mas sim da gestão privada dos serviços de Saúde, bem como a clarificação do que é o serviço públicos do SNS, e outras serviços do SNS que engloba acordos e convenções em áreas dos serviços públicos.

Na carta aberta, divulgada esta terça-feira pelo jornal Público, também assinada pela deputada do parlamento europeu Ana Gomes, pelo economista Francisco Louçã, pela atriz Maria do Céu Guerra e por diversos médicos e enfermeiros, os signatários lembram que "o atual contexto político é favorável ao estabelecimento de fronteiras precisas entre os setores público, privado e social”.
pub