Manuel Alegre pede esclarecimentos sobre convocatória do Conselho de Estado

Manuel Alegre lançou hoje fortes críticas ao anúncio feito por Luís Marques Mendes de que o Presidente da República irá em breve marcar uma reunião do Conselho de Estado. O ex-candidato presidencial criticou o facto de o ex-líder do PSD se "autoproclamar porta-voz" do Conselho de Estado, um órgão que só pode ser convocado por Cavaco Silva, e promete pedir esclarecimentos.

RTP /
Manuel Alegre desconhece a existência de um porta-voz do Conselho de Estado RTP

Manuel Alegre acha a afirmação de Marques Mendes no sábado passado, durante o seu espaço de comentário político na SIC, de muito estranha e que necessita de esclarecimentos.

"Considero esta situação muito estranha e vou pedir um esclarecimento", garantiu Manuel Alegre, um dos membros do Conselho de Estado, em declarações à agência de notícias Lusa.

Lembrando que o Conselho de Estado é um órgão de aconselhamento do Presidente da República e que só pode ser convocado pelo chefe de Estado, Manuel Alegre refere que "ninguém pode falar pelo Presidente da República e não me consta que Marques Mendes tenha sido nomeado porta-voz do Conselho de Estado. Aliás, o Conselho de Estado não tem porta-voz".

Alegre confirmou ainda que ainda não recebeu qualquer convocatória para uma reunião do Conselho de Estado e que o mesmo se passa com outros membros deste órgão de aconselhamento do Presidente da República.

"Ou Marques Mendes está a cometer uma inconfidência, e sabe algo que outros não sabem; ou autoproclamou-se a si próprio uma coisa que não há e não pode ser, porta-voz do Conselho de Estado", acrescentou.
PUB