Marcelo conclui audições dos partidos com assento parlamentar

por RTP
Marcelo conclui esta quarta-feira a audição dos partidos com assento parlamentar RTP

O presidente da República conclui esta quarta-feira a ronda de audiências com os oito partidos que conseguiram representação parlamentar nas legislativas de domingo, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro. A reunião com António Costa ocorre por videoconferência, já que o secretário-geral do PS testou positivo à covid-19.

Depois de ter ouvido na terça-feira o Livre, PAN, BE e PCP, o chefe de Estado recebe agora a Iniciativa Liberal, o Chega, o PSD e o PS no Palácio de Belém.
Tal como aconteceu na terça-feira, o presidente da República começa a receber as delegações partidárias às 15h00.


A delegação do PS não vai contar com o secretário-geral, já que António Costa se encontra em isolamento desde terça-feira por ter testado positivo ao SARS-CoV-2.

O líder socialista está sem sintomas, mas vai passar os próximos sete dias em isolamento.
Indigitado por videoconferência?
O PS é o último dos oito partidos que o presidente da República vai ouvir, pelo que António Costa será depois convidado a formar governo. Marcelo Rebelo de Sousa poderá dirigir esse convite ao líder socialista por videoconferência.
O PS venceu as legislativas de domingo com maioria absoluta, com 41,7 por cento dos votos e 117 dos 230 deputados em território nacional, sendo que falta ainda ainda atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração.

As eleições ficam marcadas pela ascensão do Chega, que se tornou a terceira força política e pela perda de representação parlamentar do CDS-PP e PEV.

O artigo 187.º da Constituição da República Portuguesa estabelece que "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".

Na sequência das legislativas de 6 de outubro de 2019, Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os então dez partidos com representação parlamentar todos na terça-feira seguinte, e nessa mesma noite indigitou como primeiro-ministro António Costa, secretário-geral do PS, o partido vencedor dessas eleições sem maioria absoluta.

c/ Lusa
pub