Marcelo vê eleitoralismo no debate orçamental

por RTP

O Presidente afirmou que o Orçamento do Estado está contaminado pelo "clima eleitoral". Mas insistiu não ter dúvidas de que o documento vai ser aprovado.

Marcelo Rebelo de Sousa quer esperar para ver. Mas, o que já viu do orçamento chega para o presidente tirar uma conclusão: "O clima eleitoral começou um pouco mais cedo. É inevitável porque houve uma antecipação das eleições europeias para o final de maio, e portanto, há uma sequência entre europeias e legislativas. Portanto, é inevitável que os partidos todos estejam a pensar em eleições".

A setes meses das europeias, e a um ano das legislativas, Marcelo Rebelo de Sousa admite que a tentação do voto esteja a contaminar todos os partidos.

O presidente explica-se: "Por aquilo que eu tenho visto das propostas mais variadas de todos os lados, é evidente que além de uma procura de justiça social acrescida com a folga que o crescimento económico permite, e que a gestão orçamental permite, que é evidente que cada qual tenta apresentar propostas diferentes, quer quem apoia o governo, quer quem está na oposição, que não digo que sejam propostas a pensar só em eleições, mas que naturalmente têm reflexos eleitorais".

O presidente da República acredita que as metas orçamentais vão ser cumpridas. A folga criada pelo crescimento e pela redução dos juros da divida permite acomodar o aumento da despesa. A aprovação do orçamento é, para Marcelo Rebelo de Sousa, mais que garantida e que, como vem prevendo desde há seis meses "não iria haver uma crise política até ao fim da legislatura".
pub