"Não falo sobre questões nacionais fora do país". Costa não esclarece posição sobre Pedro Nuno Santos

por RTP

O primeiro-ministro foi abordado pelos jornalistas durante uma conferência de imprensa no âmbito da reunião da NATO que decorre em Madrid. António Costa não quis falar sobre a revogação do despacho publicado há menos de 24 horas sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa, pelo Ministério das Infraestruturas e perante insistentes perguntas sobre o futuro de Pedro Nuno Santos ou se sabia que o ministro iria anunciar uma decisão sobre o aeroporto, o chefe do Governo nada disse. Apenas disse que o comunicado emitido pelo seu gabinete reflete a sua opinião.

Questionado se não pode abrir uma exceção a essa regra, Costa respondeu: "Não há regra sem exceção, mas desta vez não há exceção à regra". Remete uma eventual posição de viva voz quando chegar a Portugal.

Perante a insistência dos jornalistas, Costa reiterou que, "quer em Bruxelas, quer em qualquer outro local, quer também aqui em Madrid", os temas de política nacional não devem ser comentados.

"Fora de Portugal, não devemos abordar esses temas. É esse a regra que tenho que cumprir e, sim, o meu gabinete emitiu um comunicado que, naturalmente, traduz a minha opinião sobre o assunto", afirmou.
pub