Parlamento nivela subsídio de desemprego pelo IAS, fim de corte de 10% na especialidade

por Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) - O parlamento aprovou hoje por unanimidade uma resolução do PS que recomenda ao executivo socialista que o subsídio de desemprego nunca possa ser mais baixo do que o Indexante de Apoios Sociais (IAS).

O IAS é o montante pecuniário que serve de referência à Segurança Social para calcular as diversas prestações sociais e fixou-se em 421,32 euros em 2017.

Em causa estavam os cortes introduzidos pelo Governo PSD/CDS-PP, nomeadamente de 10% no subsídio de desemprego após os primeiros 180 dias de concessão daquela prestação social.

Já os projetos de lei de BE e PCP, para eliminar definitivamente o referido corte de 10% ao fim de meio ano, baixaram sem votação à respetiva comissão parlamentar para discussão na especialidade.

Por seu turno, o projeto de resolução do PSD, que recomendava um programa de qualificação para desempregados de longa duração com mais de 45 anos, foi rejeitado por todos os outros partidos, enquanto as bancadas social-democrata e democrata-cristã votaram a favor.

pub